Atitudes são sementes que curam ou adoecem


Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.” (Gálatas 6.7–8, NTLH)

A maior parte dos males que os atingem tem a ver com o que cultivamos em nossas vidas. Ficamos doentes porque nosso sistema imunológico enfraquece e nossa fraqueza vem de stress, má alimentação, abusos e atitudes negativas. Deixamo-nos adoecer quando cultivamos raiva e alimentamos ressentimentos.
Podemos dizer que colhemos o que plantamos. E se colhemos sem ter plantado, talvez seja por descuido. Deixamo-nos atingir pelo que não deveria nos atingir.
A Bíblia é clara quando nos diz em 1ª Coríntios 10.13 (NTLH) 
As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.
Isso significa que temos como suportar tudo o que nos alcança. Significa também que a tentação só serve para nos fortalecer. Mesmo o inesperado, o imprevisível, a catástrofe não fogem à providência de Deus! Esta é a nossa fé.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28, RA)
Portanto devemos começar a enfrentar nossas enfermidades, tristezas, angústias com as armas que Deus nos fornece através de nossa fé.
Devemos desenvolver a atitude correta. Podemos ser atingidos e nos tornarmos vítimas, mas não devemos nos deixar vitimizar. Vitimização é quando nos conformamos com a situação de vítima e passamos a agir em função dela. Incorporamos a dor como se ela fosse habitante permanecente de nossas vidas.
A dor pode nos visitar e nos machucar muito, mas é uma visitante temporária. Tem o seu lugar e tem o seu papel, mas não pode fazer morada em nossa vida. Ela tem o seu tempo e serve pra nos fortalecer, pra nos ensinar, para que aprendamos a ter mais cuidado, mas não podemos deixar de resistir a ela e aprender com ela.
Nos momentos de dores buscamos mais a Deus, oramos mais e isso nos faz superá-la.
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1.2–4, NVI)
Atitudes positivas devem ser cultivadas e elas provém das sementes que plantamos em nossa vida. Cada palavra, cada sentimento, cada ação que praticamos pode ser uma semente. Precisamos aprender a escolher as sementes que vamos plantar e cultivar e destruir as sementes que podem se tornar geradoras de doenças em nós.
Atitude é o ato reiterado, repetido. Pensamentos cultivados são a base de atitudes positivas ou negativas. Hábitos ruins são vícios que nos atrapalham. Atitudes positivas geram hábitos saudáveis.
Hábitos saudáveis e atitudes construtivas curam e abrem o caminho para uma vida melhor.
Felizes são aqueles que de ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao monte Sião! Quando eles passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos.” (Salmo 84.5–6, NTLH)

Comentários