Atitudes que curam - Gratidão


 “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Tessalonicenses 5.16–18, RA) 


Ser agradecido é uma atitude que precisa ser desenvolvida, embora possa surgir, ocasionalmente no coração de pessoas que não aprenderam a ser gratas no decorrer de suas vidas. Por isso vemos mãe e pais sábios dizendo aos seus filhos pequeninos, quando ganham alguma coisa:
- Como é que a gente fala?
E os pequenos bem-educados respondem:
- Muito Obrigado(a) - Ou, os menores, apenas – “Bigado”.
Aprender a gratidão é o segredo de “viver contente em toda e qualquer situação. 
Fp 4.11. Devemos treiná-la desde pequenos, se tivermos pais com sabedoria para nos encaminhar bem na vida. Mas devemos treinar a gratidão em todo o tempo que pudermos.
É interessante como a Gratidão é tratada no vocabulário do Novo Testamento. Ela provém de uma raiz que significa alegria, regozijo. É a base da graça, que é o favor imerecido de Deus para com a humanidade. É a base da saudação usada pelos gregos e incorporada por Paulo em todas as suas cartas. “Graça, da parte de Deus, e Paz”. Também é a base de palavras como caridade, doação, reconhecimento...
Por isso aprender a ser gratos nos possibilita a viver contentes e a termos paz. Mas que isso, é o caminho da alegria e do contentamento. É o segredo da alegria duradoura. É o segredo de viver bem.
A gratidão nos faz sentir amor em um tempo de ódio, como o nosso!
A gratidão nos faz educados e caridosos num tempo de desprezo pelos outros como o que vivemos.
A gratidão nos faz receptáculos da graça de Deus. Veja 1ª Coríntios 1.4, na Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Eu sempre agradeço ao meu Deus por causa da graça que ele tem dado a vocês por meio de Cristo Jesus.

Mais do que receptáculos, nos tornamos canais da graça de Deus pela gratidão que, depois de aprendida, surge naturalmente em nossos corações. E não somente quando algo bom nos acontece ou quando recebemos um presente, uma dádiva, uma bênção. Aprender o caminho da gratidão torna espontâneo em nós o agradecimento mesmo que sejamos maltratados.
Nada de ruim que possa acontecer é capaz de tirar a graça de um coração agradecido.
Mas para isso precisamos ensiná-lo a fazer da gratidão uma atitude e não apenas uma resposta. Responder com gratidão a quem nos faz bem é natural e esperado até das piores pessoas. Somente o pior tipo de ingrato age assim!
Um coração que aprendeu o caminho da gratidão através da procura diligente do que há de melhor em tudo. Só um coração que aprendeu a dizer obrigado, mesmo a contragosto e a olhar a vida com os olhos da graça de Deus pode viver a plenitude da alegria e da paz que a gratidão proporciona a quem é alcançado pela bondade incessante de Deus.
Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês.” (Filipenses 4.8–9, NTLH)

Comentários