Aprendendo o segredo da vida na graça de Deus.




Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco. 2 Coríntios 1:12

Se não aprendermos a viver na graça de Deus viveremos uma vida cristã em meio à tristeza, ansiedade, aflição e não desfrutaremos de tantas coisas boas que Deus nos têm reservado.
    Muitos cristãos vivem assim! Ao invés de viver cheios da graça de Deus, vivem uma vida desgraçada... A palavra é forte, mas verdadeira. Viver fora da graça de Deus significa que não aceitamos o dom gratuito de Deus para nós, o seu prórpio filho. Se não crermos no Senhor Jesus, estamos distantes da graça especial de Deus. Embora possamos usufruir de tudo o que Deus distribui com liberalidade para todo ser vivo, este usofruto acaba nesta vida!
    Quem não crê em Jesus pode ser muito abençoado e viver feliz neste mundo, mas esta felicidade dura até o momento da morte, quando cessa o acesso a graça comum de Deus. Só quem vive com Jesus pode viver eternamente na graça de Deus!
    O que me preocupa, neste editorial, no entanto, é que há pessoas que crêem verdadeiramente em Cristo, andam com ele e procuram conhecer a sua palavra porque têm sede de Deus, mas que vivem como se Cristo não estivesse em sua vida. Há duas razões para isso: O predomínio do pecado e o desconhecimento da vida na graça.
O predomínio do pecado
Não nos livramos do pecado em nossa vida, nem quando vivemos sinceramente com Deus. Somos pecadores e enquanto o universo não for renovado e sejamos renovados pela glorificação não nos veremos livres do pecado. Glorificação é o nome que a bíblia dá à transformação que aqueles que recebem a graça nesta vida passam da morte para a vida eterna. A glorificação será completa quando formos ressuscitados por Deus para vivermos em novos céus e nova terra.
No entanto, ao receber Cristo e termos a presença do Espírito Santo recebemos força para vencer o pecado gradativamente. Isto significa que viver na graça é viver em uma luta constante, mas vitoriosa, contra tudo aquilo em nós que não está de acordo com nossa convivência com Cristo. Gradualmente, a mentira, a infidelidade, o ódio pode ser curado em nós à medida em que nos apropriamos da graça de Deus.
Quem desistiu de lutar para viver de acordo com a vontade de Deus, embora possa ser cristão verdadeiramente, vive como se Cisto não fizesse diferença em sua vida. Quem está sob o predomínio do pecado não goza das bênção internas da graça de Deus. O sentimento de culpa, a consciência pesada, a tristeza e o peso da mão de Deus o fazem viver desgraçadamente, embora em Cristo, deveria viver cheio da graça de Deus!
A única solução é o arrependimento sincero e o abandono da prática do pecado, mesmo que isso exija uma reformulação de minha vida com a ajuda do Espírito Santo.
O desconhecimento da vida na graça.
    Muitas vezes o problema não esse. Cremos em Cristo, procuramos viver uma vida séria com Deus, lutamos contra o pecado diariamente, mas nos sentimos desgraçados, esquecidos e abandonados por Deus!
    Isto pode acontecer por desconhecimento do que a palavra de Deus nos fala sobre a vida debaixo da graça de Deus. Pela graça temos acesso ao perdão ilimitado de Deus. Mesmo que sejamos ainda vencidos pelo pecado, sempre podemos buscar o perdão do Senhor que tem prazer na misericórdia.
    Com a ajuda do Espírito Santo podemos ter acesso à alegria da salvação e senti o amor de Deus por nós, sendo nós ainda pecadores! As lutas contra a mágoa, o ressentimento guardados em nossos corações também faz parte deste processo. Note que Paulo diz a Timóteo que não é pela sabedoria humana que se vive na graça, mas pelo amor de Deus.
    Viver na graça significa aceitar o perdão, sentir-se amado por Deus, receber gratuitamente tudo o que Deus quer nos oferecer. Todo o esforço e toda a luta é também resultado do poder de Deus em nós. Não é pela nossa força que vencemos o poder devastador do pecado em nós! É pela graça de Deus!    
    Aprender a viver na graça é o segredo de uma vida cristã plena e de um convívio saudável com Deus, com nossa família, com as pessoas em geral e até com nosso próprio interior. Acredite, viver na graça de Deus é a antecipação do céu já nesta vida!

Comentários